quinta-feira, 29 de maio de 2014

Sisu oferecerá 2.080 vagas no Ceará

As inscrições para a segunda edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada serão abertas segunda-feira

Image-0-Artigo-1623611-1
O estudante, ao realizar sua inscrição pela internet, poderá concorrer a até duas opções de vagas e, enquanto o prazo estiver aberto, alterar os cursos escolhidos
As inscrições para a segunda edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão abertas na próxima segunda-feira (2). Vão poder participar os candidatos que tenham feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e obtido nota acima de zero na redação. Em todo o Estado, serão ofertadas 2.080 vagas.
As inscrições, que acontecem até a próxima quarta (4), são gratuitas e podem ser feitas somente através da internet, no site http://sisu.Mec.Gov.Br/. O cronograma do sistema foi publicado na edição, de ontem, do Diário Oficial da União. O resultado da primeira chamada será divulgado somente no dia 6 de junho e o da segunda chamada, no dia 24.
O estudante poderá concorrer a até duas opções de vaga e, ao longo do período de inscrição, pode alterar as opções de curso. Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas poderão integrar a lista de espera.
Instituições
No Ceará, três instituições de ensino vão ofertar vagas para essa etapa do Sisu. São elas: Instituto Federal do Ceará (IFCE), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e a Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Para 2014.2, o IFCE terá, ao todo, 1.640 vagas a serem preenchidas. Elas estarão distribuídas em 31 cursos de graduação, envolvendo 16 campi da instituição nesse processo. Desses, 440 serão em Fortaleza. Entre os cursos estão Artes Visuais, Engenharia Civil, Estradas, Física, Gestão Ambiental, Hotelaria, Matemática, Mecatrônica Industrial, Processos Químicos, Saneamento Ambiental e Telemática.
A Universidade Federal do Cariri vai receber 250 novos estudantes após o Sisu. No campus de Icó, serão 50 vagas para o curso de história. Já em Brejo Santo, e licenciatura em Ciências Naturais terá 200 alunos.
As 190 vagas da Unilab estão divididas em seis cursos, todos no Campus da liberdade, localizado no município de Redenção. Os cursos são de Administração Pública, Agronomia, Enfermagem, Engenharia de Energias, Humanidades e Letras, que será de licenciatura.
Para saber a oferta de vagas de cidades ou instituições de todo Brasil, os candidatos podem entrar no site http://sisu.mec.gov.br/cursos. Na página, basta colocar o nome do município ou da faculdade e, em seguida, serão informados os cursos e também o número de vagas de cada campus.
Concorrência
Durante a realização da inscrição, o candidato deverá especificar a modalidade de concorrência da qual quer participar. Já que os estudantes poderão concorrer às vagas reservadas pela Lei das Cotas, que entrou em vigor em 2012.
A lei determina que 50% das vagas dessas instituições sejam para alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Destes, metade será para alunos com renda familiar de até 1,5 salários mínimos. Existem ainda vagas para alunos que se declararem indígenas, pardos ou negros.


quarta-feira, 28 de maio de 2014

Inscrições para o SiSU 2014/2 começam dia 2 de junho



Inscrições para o SiSU 2014/2 começam dia 2 de junho
Número de vagas ainda não foi divulgado. Podem participar estudantes que fizeram o Enem 2013.
27/05/2014 13h35 - Atualizado em 27/05/2014 13h38

A edição do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) já está com o cronograma pronto. O Ministério da Educação (MEC) publicou hoje, 27 de maio, no Diário Oficial da União as datas para a realização da edição 2014/2. As inscrições terão inicio no dia 2 de junho e encerram às 23h59 de 4 de junho.

Somente os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 poderão se registrar. Para concorrer às vagas o candidato não pode ter zerado a redação. Durante a inscrição é possível selecionar duas opções de curso, desde que se especifique a ordem de preferência. Além disso, o candidato deve escolher a forma de concorrência, que pode ser por ampla concorrência, Lei de Cotas e ações afirmativas.

A quantidade de vagas ainda não foi divulgada, nem as instituições participantes desta edição. A seleção terá duas chamadas sucessivas, a primeira em 6 de junho e a segunda no dia 24 seguinte. As convocações serão divulgadas na página do SiSU na internet.

Os aprovados na primeira chamada poderão se matricular entre os dias 9 e 13 de junho. Já os classificados na segunda convocação terão que ser registrar nos dias 27 e 30 de junho, 1º e 2 de julho. As manifestações de interesse na lista de espera poderão ser feitas de 24 de junho até as 23h59 de 7 de julho.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Horta Vertical Sustentabilidade Presente na Escola



O Projeto da construção da horta veio com o objetivo de contribuir com o meio ambiente, por meio da reutilização de garrafas pet, uma idéia simples e econômica. Através da construção da horta, toda a turma do 1º ano D curso técnico em Química provou que o trabalho em equipe alcança excelentes resultados.
Esperamos que a horta prevaleça e ficamos felizes com os benefícios que ela oferecerá para todos que fazem parte dessa escola.

Estas práticas devem também desenvolver valores baseados na solidariedade, na paz, no respeito, na cooperação. Práticas que sejam humanistas, preocupadas em formar alunos com habilidades para uma participação construtiva no trabalho, em comunidade, na vida pessoal.

VITÓRIA MARQUES DA SILVA
Aluna 1º ano D – Curso de Quimica EEEP Eusébio de Queiroz










quarta-feira, 7 de maio de 2014

Cagece abre 100 vagas para cursos de capacitação

A Companhia de Água e  Esgoto do Ceará (Cagece) vai ministrar três cursos profissionalizantes no mês de junho. As inscrições estão abertas a partir desta sexta-feira, 2, e vão até o dia 30 de maio. Os interessados devem se dirigir a um dos postos autorizados do Sine, para receber uma carta de encaminhamento e orientações sobre a inscrição.
 As capacitações oferecidas serão para Atendimento ao Cliente (40 vagas), Bombeiro Hidráulico (30 vagas) e intura Industrial (30 vagas), sendo 100 vagas no total.
 O curso de Atendimento ao Cliente consta de 24 horas/aula, a serem ministradas de 2 a 9 de junho, de segunda a sexta-feira, de 17h30min às 21h30min. Para Bombeiro Hidráulico, serão 24 horas/aula, nos dias 7, 8 e 14 de junho, aos sábados e domingos, de 8h às 17h. Já quem participar do curso de Pintura Industrial, terá 32 horas/aula, do dia 2 a 8 de junho, de segunda a sexta-feira, de 17h às 20h15min e, no sábado e domingo, de 8h às 17h.
 As matrículas serão realizadas dias 26 e 27 de maio, no horário de 9h às 11h, na sede da Cagece. Para se inscrever, será preciso os candidatos portarem os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e a carta de encaminhamento do Sine. Não será permitida a entrada do aluno de bermuda e/ou camisa sem manga no curso ou no ato da inscrição.
 O preenchimento das vagas acontecerá conforme a ordem de chegada na sede da Companhia. O telefone para informações é o 3101.1747.
 Serviço
Curso: Atendimento ao Cliente (24h/aula)
Período: de 2 a 9 de junho
Horário: de 17h30min a 21h30min (de segunda a sexta-feira)

Curso: Bombeiro Hidráulico (24h/aula)
Período: dias 7, 8 e 14 de junho
Horário: de 8h às 17h (sábados e domingos)

Curso: Pintura Industrial
Período: de 2 a 8 de junho
Horário: de 17h às 20h15min (de segunda a sexta-feira) e de 8h às 17h (sábado e domingo)