segunda-feira, 15 de junho de 2015

Inscrições para o Prouni serão abertas na próxima terça-feira (16).



Prouni (Programa Universidade para Todos) vai oferecer 116.004 bolsas no segundo semestre de 2015. Serão 68.971 bolsas integrais e 47.033 parciais de 50%. A inscrição para o Prouni começa na terça-feira (16).

No segundo semestre de 2014, foram 115.101 bolsas. Entre elas, 73.601 eram integrais e 41.500, parciais. Com a diminuição nas bolsas integrais, o MEC (Ministério da Educação) segue a linha de economia adotada no ano, como havia ocorrido com o Pronatec, que terá o menor total de vagas desde o lançamento.

Critérios para tentar o Prouni
O Prouni dá bolsas para que estudantes de baixa renda estudem em instituições privadas que aderiram ao programa. Nesta edição, somente poderá se candidatar quem prestou o Enem(Exame Nacional do Ensino Médio) em 2014 e obteve nota maior de 450 pontos e não zerou a redação.

O candidato também não pode ter concluído o ensino superior e deve atender a pelo menos uma das seguintes condições:

- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

- ter feito ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral;

- ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral;

- comprovar deficiência;

- ser professor da rede pública de ensino em exercício.

O programa concede bolsas integrais apenas para candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário-mínimo. Já as parciais são dadas no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários-mínimos.
Cronograma
A primeira chamada do Prouni do segundo semestre será divulgada no dia 22 de junho, e os candidatos aprovados terão entre os dias 22 e 29 de junho para entregar, na própria instituição de ensino, os documentos que comprovem a renda familiar, para efetuar sua matrícula.
A segunda chamada pelo sistema será divulgada em 6 de julho, e a matrícula deverá ser feita entre os dias 6 e 10 de julho.

No primeiro semestre de 2015, o sistema do Prouni ultrapassou a marca de 1,4 milhão de candidatos a poucas horas do fim das inscrições. No período, foram ofertadas 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. Houve bolsas em 30.549 cursos e em 1.117 instituições de ensino superior privadas.

quarta-feira, 10 de junho de 2015


5 aplicativos para estudar para o Enem

Olá leitores!
Nos últimos anos, o Enem adquiriu uma importância ainda maior, já que virou porta de entrada para diversas universidades públicas e privadas. Pensando em ajudar os candidatos, fizemos uma seleção deapps para smartphones e tablets. Afinal, com o advento da tecnologia, não é preciso estar no quarto ou na biblioteca para estudar.
Para obter um bom desempenho no Enem ou em qualquer outra prova, é fundamental organizar os estudos. Um excelente aplicativo para auxiliá-lo nesta tarefa é o Gabaritar, disponível gratuitamente para Android. Com ele, é possível elaborar um planejamento e acompanhar seu progresso. Basta determinar quantas horas por dia deseja dedicar a cada matéria e o app vai ajudá-lo a cumprir o cronograma. Então, se você quer otimizar seu tempo e conseguir um resultado satisfatório, não deixe de fazer o download.
Que tal testar seus conhecimentos em simulados feitos com questões de provas anteriores? Esta é, sem dúvidas, uma das melhores maneiras de estudar e se avaliar. Em Pense+ (ENEM) e Simulado ENEM Vestibular, as perguntas são separadas de acordo com as categorias estipuladas pelo MEC: Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens. Ambos estão disponíveis gratuitamente para Android. Os aplicativos Descubra o ENEM e Enem seguem uma linha similar, porém, estão disponíveis para dispositivos com iOS. O primeiro é grátis e o segundo pago.
Dono de uma interface bonita e jovem, Enem: Quase lá para Android também traz questões de provas anteriores. No entanto, diferentemente dos outros aplicativos de simulados, ele oferece planos de estudo em que o usuário possui um número de perguntas para resolver em um intervalo de tempo. Há cinco modos disponíveis: Hiperativo (20 questões), Normal (60 questões), Quase lá (120 questões), Completo (180 questões) e o Missão impossível (360 questões). Pronto para o desafio?
A redação pode ser fator decisivo para um bom resultado no Enem. Além de estar antenado, acompanhar as notícias da atualidade e saber argumentar, você precisa conhecer técnicas de escrita para alcançar uma pontuação alta. O Manual Redaçãoapresenta um guia descritivo de cada gênero: dissertação, narração, descrição, carta, estilo jornalístico, crônica, poema, prosa, conto e fábula. O aplicativo também conta com bons exemplos de texto e oferece inúmeras dicas. Desenvolvido para Windows Phone, ele é grátis.
Encerramos a lista com Pérolas do Enem. Disponível gratuitamente para Android, o aplicativo reúne diversos erros cometidos por estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio. Além de render boas gargalhadas, as respostas inusitadas ensinam o que jamais deve ser escrito na prova. Faça o download e evite pagar mico.
Agora que você já sabe que seus gadgets podem ser grandes aliados ao se preparar para o Enem, não perca tempo. Baixe logo os aplicativos e bons estudos!
Até logo!
Fonte: Tech Tudo

http://canaldoensino.com.br/blog/5-aplicativos-para-estudar-para-o-enem

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Inscrições para o Sisu 2º/2015 estão abertas


Consulta aos cursos do segundo semestre de 2015 está aberta.
Inscrições para o Sisu devem ser feitas entre os dias 8 e 10 de junho.

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão abertas. Os estudantes têm até as 23h59 da próxima quarta-feira (10) para concorrer a uma das 55.571 vagas disponíveis no sistema. Este ano, 72 instituições de ensino superior oferecem cursos em 234 cidades de 25 estados do país.
Para participar, o candidato deve ter feito o Enem 2014 e não pode ter zerado a redação. É preciso acessar o site do Sisu e escolher até duas opções de vaga. Na inscrição é preciso escolher a ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno. Durante o período de inscrição é possível trocar de opção quantas vezes for necessário. Diariamente o sistema irá gerar notas de corte, ou seja, a nota mínima para que o estudante seja aprovado no curso.
No site do Sisu é possível conferir respostas para as principais dúvidas sobre a inscrição. Veja o especial do GUIA DO ESTUDANTE com 14 perguntas e respostas sobre a seleção e tambémconfira dicas de como escolher o seu curso.
Aplicativo de celular
O MInistério da Educação (MEC) também colocou à disposição mais uma ferramenta para encontrar o curso que pretendem fazer. Foi lançado o aplicativo para dispositivos móveis do Sisu, disponível nas plataformas Android e Windows Phone. Nele é possível ver as vagas disponíveis por curso e instituição, simular a nota final com base nas notas do estudante no Enem e fazer a atualização diária das notas de corte. Esta é a segunda versão do programa, que na primeira edição de 2015 do Sisu teve 206 mil downloads.
Além do Sisu, o MEC espera lançar, ainda em 2015, aplicativos de consultas de vagas para o Programa Universidade para Todos (ProUni) e para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas do Android e do WindowsPhone ou pelapágina de dispositivos móveis do Sisu.